Curriculum

cv_db1
(foto: César Santos)

 2002

2025

DUARTE BOTELHO

CURRICULUM VITAE / pintura

cv_sam


Na brochura nº4 “Nós somos a SPA” -1992


CURRICULUM VITAE (pintura)


Rui Duarte Botelho Moreira Braga
1953 Nasce em Lisboa a 16 de Abril.


1966 Inicia na adolescência os primeiros estudos de desenho com o pintor Miguel Arruda.


1972 Segue um curso de desenho livre com o escultor Hélder Baptista de preparação para a admissão ao Curso de Pintura da ESBAL.
Ingressa no Departamento de Pintura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa
, transitando posteriormente para o Departamento de Arquitectura.


1978 Conclui a licenciatura em Arquitetura com a classificação de Bom.
Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Membro da Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), da Associação de Arquitetos Portugueses (AAP) – posteriormente membro 1168 da Ordem dos Arquitetos – e da União Internacional dos Arquitetos (UIA.)
Desenvolve a atividade como pintor e como arquiteto, especializando-se nesta área em projetos residenciais e equipamentos coletivos – auditórios, cineteatros e igrejas-.


ACTIVIDADE COMO PINTOR

1986 Reinicia a actividade na área da pintura.
Participa na exposição coletiva de pintura “Salão Convívio” na SNBA.


1987
Participa na exposição coletiva de pintura “Prémio Malhoa” na SNBA.
É admitido como beneficiário da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).


1988/89
Desenvolve diversos trabalhos pictóricos sobre o património histórico e arquitetónico cujos múltiplos são divulgados pelo Instituto Português do Património Arquitetónico (IPPAR) e pelo Instituto Português de Museus (IPM).


cv_casadosbicos

cv_jeronimos

cv_torredebelem

cv_porto

Realiza encomendas de pintura para “Aldeia do Golfe “ e “Golférias” em Vilamoura, Cortal, Sa., Interdarte, Lda., Sofinloc Sa., Restaurante “Páginas Tantas” (Bairro Alto) e diversas coleções particulares. 

Estadia em Inglaterra para execução de uma encomenda sobre o “LLOYD’S OF LONDON” (edição de serigrafia realizada no atelier de António Inverno).

1990 Encomenda dos CORREIOS DE PORTUGAL para a realização dos 5 selos comemorativos do “Centenário da Estação do Rossio”.


cv_estacaorossio

cv_locomotiva1

Mostra individual de pintura no Palácio Nacional da Pena, sobre o tema “ A Cor do Património “ (com o patrocínio do Instituto Português do Património Cultural, da Interdarte, Lda., Sofinloc, Sa., Companhia de Seguros Fidelidade e Enatur – Empresa Nacional de Turismo EP.)


cv_palacioPena

cv_cafeparis

Exposição individual de pintura na Galeria de Arte dos CTT, no Fórum Picoas, com o título “Estação Central”.

Encomenda pela CP – Caminhos de Ferro Portugueses, das edições de serigrafia (realizadas no atelier de António Inverno), e aquisição dos originais relativos às locomotivas e Estação do Rossio, inseridos na  edição de selos comemorativa dos “100 Anos da Estação Central”.


cv_locomotiva2

cv_locomotiva3

Encomenda pela Câmara Municipal de Lisboa,  Câmara Municipal de Sintra e Câmara Municipal de Serpa, de múltiplos de trabalhos pictóricos realizados sobre o património histórico e arquitectónico concelhio.


cv_serpa

cv_caboespichel


1991 Encomenda pela Sociedade Portuguesa de Autores de uma tela com inserção da sede da SPA na envolvente urbana.
Exposição individual de pintura “Percursos” no Edifício Sofinloc.

1992 É representado pela Tsukushi Art Gallery de Tokio exportando originais e serigrafias exclusivas para o Japão.

DB22 “Óbidos”

DB24A “As Cúpulas do Palácio da Pena

1993 Encomenda de trabalhos pictóricos e realização de múltiplos pela Câmara Municipal do Seixal para divulgação do Fórumo Cultural e Posto de Turismo.


cv_seixal

Cede direitos autorais ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil para a utilização de reproduções de pinturas sobre Lisboa nas capas das 3 brochuras relativas ao congresso internacional EUROCK 93.

1994 A Câmara Municipal de Elvas  encomenda pinturas com o levantamento do património histórico/arquitetónico mais significativo e a sua reprodução em múltiplos para divulgação no Posto de Turismo.


cv_elvas2

cv_elvas1


cv_elvas3


1995 Exposição retrospetiva de pintura na Galeria de Arte do Alvito. A Câmara Municipal do Alvito e a Pousada do Castelo do Alvito  encomendam múltiplos para divulgação do património histórico/arquitetónico do Concelho.

Participação na exposição Ibero Americana de Pintura e Escultura, organizada pela Sociedade Portuguesa de Autores, que adquire pinturas originais e oferece a todas as delegações internacionais uma serigrafia do autor.


cv_tetis

cv_pintura_spa


1997 Exporta reproduções de pinturas realizadas sobre o Alentejo para o Japão, encomendadas pela Mitsubishi Corporation, delegação de Nagoya.

DB20 “Portas de Moura / Évora”


1998 Exposição individual de pintura no Fórum Picoas  com o titulo “Atelier Aberto” em que é apresentado o percurso na técnica do acrílico.


cv_intimidades

2004 Encomenda de painel com a Virgem e o Menino Jesus (tríptico com 3.60×1.80m) para a Igreja da Serra , na diocese de Santarém. -técnica mista.

2005 Pintura de Arte Sacra “As bodas de Canaan” com 1.80×1.20m – técnica mista. Encomenda da Paróquia de S. Vicente Paulo, bairro da Serafina – Lisboa

2006/08 Em preparação a exposição temática “Casablanca”, baseada na película homónima realizada por Michael Curtiz (1942).

cv_sam
“Play it again Sam”


Casablanca
“Pickpocket”


2011/19 – 
Dedica-se exclusivamente à pintura, participando com regularidade em exposições colectivas na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa.

Os múltiplos, reproduções de pinturas originais com enfoque sobretudo no património histórico-arquitetónico, são comercializados essencialmente por clientes institucionais e alguma lojas de referência:

  • Direção Geral do Património Cultural (Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém)
  • Parques de Sintra – Monte da Lua SA (Palácios Nacionais de Sintra)
  • Lismarketing (Lisbonshop e Lisbon Story Center) – Turismo de Lisboa
  • Câmara Municipal de Sintra – Posto de Turismo Cabo da Roca
  • Turismo de Sintra (Vila)
  • Cascais Visitor Center – Turismo de Cascais
  • Livraria da Fundação de Serralves
  • Fundação Museu Nacional Ferroviário
  • Loja do Museu Berardo – Centro Cultural de Belém
  • Lojas da rede “Portugal Essential”
  • Lojas da rede “Bairro Arte”

Serralves
“Casa de Serralves”

Pontualmente tem tido encomendas para congressos, eventos e incentivos:

  • Ordem dos Médicos
  • Encontro de quadros da MSC- Mediterranean Shipping Company
  • Encontro do Rotary International em Lisboa
  • Círculo de Leitores
  • Laboratório Nacional de Engenharia Civil

PAPERGIFT_2018

Participa com stand próprio em edições da “PaperGift” na FIL – Feira Internacional de Lisboa, onde apresenta telas originais e reproduções em papel (litografia e serigrafia).

DB25A “Farol Museu de S.ta Marta / Cascais” 80x120cm acrílico sobre tela

2015 – Regista a marca nacional “Portugal Heritage Prints”, que comercializa os seus artigos através da loja online no site  www.portugal-heritageprints.com, sendo admitido membro da ATL – Associação de Turismo de Lisboa.


Marca nacional registada nº554 166LOGOPHP20210516 copy

2020 – Tem uma epifania que o inspira a absorver composições da natureza e do nosso quotidiano, que desmonta e recria, produzindo uma linha de arte abstracta figurativa, em que explora a sua capacidade de controlo cromático.

DBA.06_07_08 THE GREAT PARADE_site“The Great Parade” – tríptico com 3,00×1,00m.
(inspirado nos veios e textura de uma rocha)

 

“THE HARMONY OF CHAOS”
pintura a acrílico sobre tela 300x100cm.

Prepara a exposição individual de pintura abstrata programada para a Galeria de Arte do Museu da Luz.

É convidado pela Editora Moderna de São Paulo, Brasil,  para ceder direitos autorais sobre 2 temas da série “O Auto da Barca do Inferno” para inclusão no livro “Identidade em Ação – Língua Portuguesa” da autoria de Thelma Carvalho Guimarães encomenda do Ministério da Cultura brasileiro como manual do ensino médio.

“CENA II – Julgamento do Fidalgo” 1.00X0.80m
técnica mista

2021 – Expõe na Galeria de Arte do Museu da Luz “ALQUEVA – a Arte da Terra”, com o patrocínio da EDIA e do Museu da Luz.
Apresenta uma linha de pintura abstrata que se inspira nas margens lavadas pela água do Alqueva, que mostram as suas “intimidades” quando a água da barragem baixa no período de verão.

Cartaz da “Arte da Terra” em 2021

“Rua Direita / Monsaraz” – acrílico 0,90×0,60m

Apaixonado pelo Alentejo, onde passa largas temporadas, pinta temática sobre o seu património histórico-arquitetónico.

2022 – Continua a pintar temas sobre o Alentejo preparando a exposição “A Cor do Património”, agendada para o Museu da Luz de 18 de Novembro a 29 de Janeiro de 2023. Tem o patrocínio da EDIA e do Museu da Luz.

Cartaz “A Cor do Património em 2022

2023 – Participação com stand próprio na DECORHOTEL – Feira Internacional de Lisboa 26-28 de outubro.

Regista a marca e logotipo Duarte Botelho

Marca nacional registada nº708 742

2024 – Prepara a exposição individual de pintura “My Way – 50 anos de pintura” na galeria de Arte da Igreja de Santiago em Monsaraz, com o apoio da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz (10 de agosto a 29 de setembro 2024).

Apresenta os seus trabalhos dirigidos à decoração em hotelaria e turismo cultural, em entrevista na revista Business and Science Networks com o tema Turismo e Cultura, coincidindo com o Culture and Tourism Innovation Global Summit em Lisboa.

DB103 “Praça do Giraldo / Évora”

 

2025 – Parceria com o Museu da Carris em Lisboa.
Regista a marca ART IN – art intelligence
Marca nacional registada nº747 825
Regista a marca FEEL ART – digital art
Marca nacional registada nº758 050
2026 – Cria o site www.art-inside.store, onde são apresentados os trabalhos realizados em parceria com a IA e, cria os heterónimos:
-ART IN que produz séries de ficção a partir das suas pinturas originais “Between Fauvism and Impressionism” e “If Van Gogh had visited these places… in our days”

 

 

Série ficcionada “Between Fauvism and Impressionism” by ART IN
Série ficcionada “If Van Gogh had visited these places… in our days” by ART IN
-FEEL ART que produz arte digital para impressão em suporte físico, em que o algoritmo recebe toda a informação de base e é orientado para produção da imagem pretendida.

Arte Digital “3 amigas almoçam no campo alentejano” by FEEL ART
Arte Digital “Casa de Fados em Lisboa” by FEEL ART

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *