Curriculum


cv_db1

cv_db2
(foto: César Santos)

 2002

2012

DUARTE BOTELHO

 

CURRICULUM VITAE / pintura

 

 


Na brochura nº4 “Nós somos a SPA” -1992


CURRICULUM VITAE (pintura)


Rui Duarte Botelho Moreira Braga
1953
Nasce em Lisboa a 16 de Abril.


1966 Inicia na adolescência os primeiros estudos de desenho com o pintor Miguel Arruda.


1972 Segue um curso de desenho livre com o escultor Hélder Baptista de preparação para a admissão ao Curso de Pintura da ESBAL.
Ingressa no Departamento de Pintura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa
, transitando posteriormente para o Departamento de Arquitectura.


1978 Conclui a licenciatura em Arquitetura com a classificação de Bom.
Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Membro da Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), da Associação de Arquitetos Portugueses (AAP) – posteriormente membro 1168 da Ordem dos Arquitetos – e da União Internacional dos Arquitetos (UIA.)
Desenvolve a atividade como pintor e como arquiteto, especializando-se nesta área em projetos residenciais e equipamentos coletivos – auditórios, cineteatros e igrejas-.


ACTIVIDADE COMO PINTOR

1986 Reinicia a actividade na área da pintura.
Participa na exposição coletiva de pintura “Salão Convívio” na SNBA.


1987
Participa na exposição coletiva de pintura “Prémio Malhoa” na SNBA.
É admitido como beneficiário da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).


1988/89
Desenvolve diversos trabalhos pictóricos sobre o património histórico e arquitetónico cujos múltiplos são divulgados pelo Instituto Português do Património Arquitetónico (IPPAR) e pelo Instituto Português de Museus (IPM).


cv_casadosbicos

cv_jeronimos

cv_torredebelem

cv_porto

Realiza encomendas de pintura para “Aldeia do Golfe “ e “Golférias” em Vilamoura, Cortal, Sa., Interdarte, Lda., Sofinloc Sa., Restaurante “Páginas Tantas” (Bairro Alto) e diversas coleções particulares.

Estadia em Inglaterra para execução de uma encomenda sobre o “LLOYD’S OF LONDON” (edição de serigrafia realizada no atelier de António Inverno).



1990 Encomenda dos CORREIOS DE PORTUGAL para a realização dos 5 selos comemorativos do “Centenário da Estação do Rossio”. 


cv_estacaorossio

cv_locomotiva1

Mostra individual de pintura no Palácio Nacional da Pena, sobre o tema “ A Cor do Património “ (com o patrocínio do Instituto Português do Património Cultural, da Interdarte, Lda., Sofinloc, Sa., Companhia de Seguros Fidelidade e Enatur – Empresa Nacional de Turismo EP.)


cv_palacioPena

cv_cafeparis

Exposição individual de pintura na Galeria de Arte dos CTT, no Fórum Picoas, com o título “Estação Central”.

Encomenda pela CP – Caminhos de Ferro Portugueses, das edições de serigrafia (realizadas no atelier de António Inverno), e aquisição dos originais relativos às locomotivas e Estação do Rossio, inseridos na  edição de selos comemorativa dos “100 Anos da Estação Central”.


cv_locomotiva2

cv_locomotiva3

Encomenda pela Câmara Municipal de Lisboa,  Câmara Municipal de Sintra e Câmara Municipal de Serpa, de múltiplos de trabalhos pictóricos realizados sobre o património histórico e arquitectónico concelhio.


cv_serpa

cv_caboespichel


1991 Encomenda pela Sociedade Portuguesa de Autores de uma tela com inserção da sede da SPA na envolvente urbana.
Exposição individual de pintura “Percursos” no Edifício Sofinloc.

1992 É representado pela Tsukushi Art Gallery de Tokio exportando originais e serigrafias exclusivas para o Japão.
Encomenda de trabalhos pictóricos e realização de múltiplos pela Câmara Municipal do Seixal para divulgação no Fórum Cultural e Posto de  turismo.

1993 Encomenda de trabalhos pictóricos e realização de múltiplos pela Câmara Municipal do Seixal para divulgação do Fórumo Cultural e Posto de Turismo.


cv_seixal

Cede direitos autorais ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil para a utilização de reproduções de pinturas
sobre Lisboa nas capas das 3 brochuras relativas ao congresso internacional EUROCK 93.

1994 A Câmara Municipal de Elvas  encomenda pinturas com o levantamento do património histórico/arquitetónico mais significativo e a sua reprodução em múltiplos para divulgação no Posto de Turismo.


cv_elvas2

cv_elvas1


cv_elvas3


1995 Exposição retrospetiva de pintura na Galeria de Arte do Alvito. A Câmara Municipal do Alvito e a Pousada do Castelo do Alvito  encomendam múltiplos para divulgação do património histórico/arquitetónico do Concelho.

Participação na exposição Ibero Americana de Pintura e Escultura, organizada pela Sociedade Portuguesa de Autores, que adquire pinturas originais e oferece a todas as delegações internacionais uma serigrafia do autor.


cv_tetis

cv_pintura_spa


1997 Exporta reproduções de pinturas realizadas sobre o Alentejo para o Japão, encomendadas pela Mitsubishi Corporation, delegação de Nagoya.


1998 Exposição individual de pintura no Fórum Picoas  com o titulo “Atelier Aberto” em que é apresentado o percurso na técnica do acrílico.

 


cv_intimidades


2004 Encomenda
de painel com a Virgem e o Menino Jesus (tríptico com 3.60×1.80m) para a
Igreja da Serra , na diocese de Santarém . -técnica mista.

2005 Pintura de Arte Sacra “As bodas de Canaan” com 1.80×1.20m – técnica mista. Encomenda da Paróquia de S. Vicente Paulo, bairro da Serafina – Lisboa

2006/08 Em preparação a exposição temática “Casablanca”, baseada na película homónima realizada por Michael Curtiz (1942).

 

cv_sam

Casablanca


2011/15 
Dedica-se exclusivamente à pintura, prepara a exposição temática “O Auto da Barca do Inferno” baseada na obra homónima do dramaturgo Gil Vicente (1517).

O IGESPAR comercializa reproduções dos seus trabalhos sobre o “Mosteiro dos Jerónimos” e “Torre de Belém” nas respetivas lojas.
A DGPC – Direção Geral do Património Cultural comercializa múltiplos dos seus trabalhos nas lojas dos 4 monumentos nacionais classificados “UNESCO – World Heritage”, designadamente Mosteiro dos Jerónimos, Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça e Convento de Cristo em Tomar.
Participa nas exposições “Salão Convívio dos Artistas” na Sociedade Nacional de Belas Artes.

DB15_A

DB66_A

A Parques de Sintra-Monte da Lua, SA comercializa os seus trabalhos nas lojas do Palácio Nacional da Pena, Palácio Nacional de Sintra e Palácio Nacional de Queluz, bem como a Sé Catedral de Lisboa e a loja do Museu Berardo no CCB, a Lismarketing na Lisbonshop, a Companhia Nacional de Música na Rua Nova do Almada e mais algumas lojas de referência.

DB67 SÉ DE LISBOA

Apresenta a candidatura para venda dos seus artigos no Posto de Turismo do Cabo da Roca – Câmara Municipal de Sintra (previsão início 2016).

DB47
Regista a marca “Portugal-Heritage Prints”, que comercializa os seus trabalhos através da loja online, no site www.portugal-heritageprints.com

 assinatura